3 Margens 3 Margens Ano Letivo 2013-2014 | Page 16

Cantinho da Biblioteca

16

Com o 1ºperiodo deste ano letivo a terminar, é tempo de fazer um pequeno balanço das atividades/projetos da Biblioteca Escolar do Agrupamento que tem procurado sempre angariar mais leitores e aperfeiçoar leituras, envolver a família e a comunidade, aproximando os docentes e o pessoal não docente dos alunos, partilhando saberes e estreitando laços. Ao longo deste período, as 5 bibliotecas das Escolas do Agrupamento desenvolveram diversas atividades/projetos.

O projeto “Pequenos Cientistas”, dinamizado em sessões quinzenais, nas bibliotecas do Centro Escolar Norte e Centro Escolar Sul, através do qual se pretendeu, a curto prazo; despertar o gosto pelo ensino experimental da ciência, tornando este, dentro do possível, uma rotina nas nossas escolas; desenvolver o intelecto das crianças, provocando a sua interação com experiências relevantes, no sentido de as tornar mais científicas, possuidoras de pré-requisitos facilitadores de aprendizagens futuras e como forma de tornar o mundo que as rodeia mais inteligível, promovendo a cultura científica e o desenvolvimento de formas de pensar. Pretendeu-se, de igual modo, tornar a ciência acessível e gratificante para as crianças, incentivando o interesse e o entusiasmo pela experimentação, desenvolver nos professores confiança para que pratiquem uma metodologia ativa e experimental no ensino das ciências, apoiando-os com propostas metodológicas que os ajudem a autonomizarem-se nessa prática e apresentar atividades que não envolvem grandes investimentos. As experiências realizadas intitularam-se “Aprender a contar até três”, “Mãos avariadas – quente ou frio?”, “Água que não molha – água seca?”, “ e “Fazer os palitos zangarem-se”. Simultaneamente e ocupando o início de cada atividade, leram-se aos alunos os livros “Petra”, de Helga Bansch, “O ganso do charco”, de Caroline Jayne Church, “O sonho do ursinho rosa”, de Roberto Aliaga, “Jaime e as bolotas” de Tim Bowleye, finalmente, “O menino que tinha dois olhos” que, em conjunto com outras atividades, marcou o Dia Internacional da Pessoa Deficiente.

O projeto “Várias leituras, mais saberes!”, desenvolvido no Centro Escolar Centro (CEC) que ganhou o prémio “Candidatura Ideias com Mérito”, e que visa selecionar e apoiar as experiências mais consistentes e divulgar as boas práticas daí resultantes. Esta candidatura foi lançada em 1996, pela Rede de Bibliotecas Escolares, para apoiar a criação, atualização e dinamização de bibliotecas escolares dos diferentes níveis de ensino. Com este projeto, a BE prepara os alunos do Pré-Escolar e 1ºCEB para conviver com os livros e leitura, para a prática da pesquisa escolar, para a descodificação e organização da informação, desde que chegam à escola.