1ª Edição - Dezembro de 2020 | Page 29

De modo a pensar nas potencialidades das redes sociais para dar voz e vez aos moradores da comunidade, entrevistamos a Ana Muza, ex-moradora e criadora do PPG Informativo, um jornal virtual local que busca informar os moradores sobre variadas questões locais, dar voz para que eles possam dialogar sobre os problemas e buscar apoio do poder público.

A ideia de criar o jornal surgiu da percepção dela de que a desinformação é um dos grandes problemas da comunidade, visto que sem conhecer e saber sobre os problemas os moradores não tem como pensar e agir sobre eles. Ao mesmo tempo o jornal aparece como espaço para que os moradores atuem como jornalistas locais, informando, enviando vídeos e fotos sobre os problemas da comunidade.

Alunos entrevistando Ana Muza.

Entrevista com Ana Muza Cipriano, Fundadora do PPG Informativo.

As vozes dos moradores nas Redes

Ana Muza nos contou ainda sobre as dificuldades de implementar e manter um projeto como esse, e como se dá a ajuda dos moradores, colaboradores e como ela vê o futuro do projeto. Ela relata ainda, que, após a criação do jornal teve a oportunidade de conhecer mais a comunidade e percebeu que não tinha conhecimento real dos problemas do local onde morou por tantos anos e das possibilidades de procurar solucioná-los.