Rosana Mendes, dialogou conosco sobre a importância da escola na formação para a cidadania, de modo que os alunos atuem sobre os problemas locais e aprendam sobre saúde.
Rosana é moradora da comunidade e coordena um projeto local voltado para a música e educação. Além de ser mãe de alunos e ex-alunos do Solar, ela também já foi professora da escola e vê o local como um ótimo ambiente para as crianças, onde a educação integral ocupa um espaço na vida delas que as acompanham por toda vida.
A escola e a Formação para a Cidadania
Ela definiu bem estar como um conceito seu de saúde e vê o projeto que coordena como uma válvula de escape da realidade para os alunos. Um ponto muito importante levantado foi a saúde mental, pois segundo ela o ambiente onde vivemos traz uma carga muito pesada para os moradores, onde eles precisam de um lugar para espairecer. Ela também relaciona a violência à esse problema, somado à falta de recursos na comunidade.
Rosana aponta ainda a importância de alguns temas que são discutidos na escola, como orientação sexual e problemas sociais relacionados à saúde. Ela diz que, normalmente, esses temas só são abordados na escola, pois os pais não têm uma dimensão deles e por isso a importância da escola para se trabalhar uma visão ampliada de saúde. Reforça, ainda, a importância da educação para os moradores entenderem que a saúde está relacionada às nossas ações no território.
Entrevista com Rosana Mendes,
Ex professora e mãe de alunos e ex alunos do Solar