Educar para Libertar
Em nosso projeto, um dos principais pontos abordados foi o papel da escola para ajudar a pensar sobre saúde para além do corpo e levando em consideração tudo que a envolve.
Nosso grupo escolheu trabalhar em suas reportagens o aprendizado sobre saúde dentro do ambiente escolar. Assim, nossa reportagem tem como objetivo trazer como a escola pode contribuir para transformar informação em conhecimento e conhecimento em ações que modifiquem e melhorem a realidade da comunidade e como isso pode ajudar na construção de uma visão ampliada de saúde.
Para isso, realizamos entrevistas com diversos atores do ambiente escolar: alunos, pais, professores e a diretora da escola.
Com a vasta gama de informação trazida pelas diferentes personalidades entrevistadas, nós observamos que o tema ‘’saúde’’ é uma definição variada com diferentes significados, por exemplo: saúde mental, saneamento básico (ou a falta dele), lazer; bem estar, educação, moradia, etc.
O projeto foi muito importante porque, além de nos fazer refletir sobre um assunto que tinha muito mais significado do que ‘’ir ao médico’’, pode fazer outras pessoas também pensarem diferente a partir dos variados aspectos que envolvem a saúde e sobre o que determina a saúde na comunidade.
03