1st Joomag Testing 1 | Page 8

Cuidado também com ilustrações que não têm muito a ver com a área em que vai se apresentar. Ter a ilustração de um ou outro“ Conan” ainda vai, mas vender só esse tipo de ilustração numa agência de publicidade não vai dar muito retorno. O mesmo aconteceria numa editora de livros infantis, por isso tente ser coerente, e se possível, variado no tema.
Se pretende trabalhar com uma editora em especial, antes de levar os seu portfolio passe numa banca, compre algumas revistas deles e veja o tipo de ilustração que costumam usar, isso pode ser útil para você evitar um choque de interesses.
Se você domina várias técnicas e estilos, ótimo, mas evite a confusão misturando estilos, e não tente se exibir como showman. A sugestão é apresentar de forma segura alguns trabalhos de cada técnica e organizados por grupos.
Se você tem uma só técnica ou estilo, então tente encontrar um fio condutor para a apresentação( por temas, por clientes, por produtos, etc).
Você já ganhou um prêmio? Ótimo, parabéns, mas não precisa colocar o diplominha na pasta. É forçada de barra, do tipo " Eu ganhei prêmio com esta ilustração, você vai ter coragem de não achá-la genial?"
O profissional que vê portfolios em geral já tem um critério desenvolvido e sabe avaliar as peças independentemente de sua performance em premiações. Se ele tiver critério, o tal diploma é desnecessário. Se não tiver, para que você quer se apresentar a ele?
POR ÚLTIMO: limpeza e higiene geral, please. Lembre-se, ilustrador trabalha basicamente com arte, beleza e bom gosto, e ninguém gosta de alguém sem banho tomado, desorganizado ou sujo. Isso tanto no sentido pessoal do ilustrador quanto no trabalho.
Nunca se esqueça disso: Ninguém tem uma segunda chance de causar uma primeira boa impressão.
A IMPORTÂNCIA DA PRIMEIRA ILUSTRAÇÃO
Em geral, a primeira ilustração do portfolio é o que classifica você. É a famosa primeira impressão. Se a primeira ilustração for boa, as que se seguirem vão apenas ter que reforçar isto. Se for ruim, caberá às outras a hercúlea tarefa de reverter uma má impressão inicial. Viu a responsa? Viu a diferença? Carinho com a primeira ilustração.
Idealmente, a primeira ilustração deve produzir a seguinte sensação em quem vê o portfolio: " Epa! Aqui tem coisa. Deixa eu ver se tem mais ". Peça opinião de colegas, promova uma votação secreta na sua casa, pergunte ao zelador do prédio, mas não erre na primeira ilustração.
8