1 | Page 6

Social Meeting Scientific Journal resulta da organização do Seminário Internacional Social Meeting, em 2018, na cidade de Santos, litoral sul do estado de São Paulo, Brasil, em colaboração entre pesquisadores brasileiros e argentinos. O objetivo do empreendimento foi debater o tema Questão social: inclusão e resistência política, a partir de análises técnico-cientificamente balizadas nas áreas que envolvem o trabalho social na sociedade brasileira e o mundo, refletindo as tendências globais no campo da Questão social, em especial, no Brasil e Argentina.

O evento reuniu palestras temáticas e artigos científicos que relacionaram a Questão social no âmbito econômico, psicológico, jurídico, cultural, político e tecnológico. Os artigos que compõem a edição especial de lançamento do Social Meeting Scientific Journal foram selecionados com base em critérios técnico-científicos e avaliados por professores e especialistas da área para serem editados como ANAIS do seminário. Nosso propósito inicial era criar um ambiente pedagógico de reflexão sobre a Questão social, legitimando a implantação do projeto SmartLab acadêmico, com o seminário internacional e a revista científica. Com a pandemia de corona vírus, precisamos mudar a estratégia empreendedora e redirecionar metodologicamente o processo, começando com a edição especial de lançamento desse periódico.

Social Meeting Scientific Journal, revista multidisciplinar publicada pela eSocial Brasil, em formato digital, objetiva disseminar artigos originais, relatórios de pesquisa, revisão ou atualizações bibliográficas, artigos de comunicação relacionados com a cidadania digital e a infoinclusão social nas cidades inteligentes (Smart City).

O distanciamento social foi a única estratégia prática adotada pelas nações, para gerenciar a pandemia de covid19 que, em velocidade fulminante, forçou a humanidade a adotar o #fiqueemcasa, permanecendo em quarentena nos primeiros meses de 2020. A economia mundial parou, o setor público, empresas, o comércio, serviços e organizações sociais tiveram que reinventar seus negócios e se adaptarem a nova ordem. O trabalho remoto, escolas, universidades, teatros, futebol, tudo precisou criar nova rotina e padrão de funcionamento, para conter o avanço da pandemia. Somente os serviços essenciais foram mantidos funcionando durante a maior crise higiênica enfrentada pela humanidade no século XXI.

A Questão social ficou exposta pela precariedade das políticas públicas de saúde, assistência social, educação, cultura, inclusão digital, higienização, geração de empregos e nunca foi tão importante o estabelecimento de novo contrato social. Existe gente que acredita estar em um filme de ficção e, não é para menos, uma vez que tivemos na entrada do 3º milênio, muitos filmes em que a humanidade era exterminada por um tipo de virus, bactéria ou mais impactante ainda, por um tipo de contágio desconhecido, até a invasão alienígena.

EDITORIAL

SOCIAL MEETING SCIENTIFIC JOURNAL - Vol. I Nº 1 ano 1 junho de 2020. (edição especial de lançamento). 3