* Controle centralizado de dados: os dados estão concentrados em um único local e isto proporciona um maior controle. Na abordagem de processamento de arquivos os dados estão dispersos, pois cada aplicação mantém arquivos de dados próprios.
* Controle da redundância, redução do espaço de armazenamento e compartilhamento de dados: no processamento de arquivos convencional existe um desperdício do espaço de armazenamento, visto que uma mesma informação geralmente aparece em muitos arquivos diferentes. No enfoque de banco de dados o dado é armazenado apenas uma vez e pode ser compartilhado (de forma concorrente ou não) por diversos usuários.
* Eliminação de inconsistências e garantia de integridade: no método tradicional, baseado em arquivos, dada a repetição de informação armazenada, pode acontecer de um mesmo dado apresentar valores divergentes. Isso ocorre, por exemplo, quando um dado que está presente em dois arquivos é atualizado em apenas um local. Diz-se que os arquivos estão inconsistentes, pois apresentam entradas diferentes para um mesmo dado. E se falta consistência, não há integridade (o arquivo possui
informações incorretas). Em banco de dados é possível manter a consistência e a integridade dos dados.
* Estabelecimento de padrões e facilidade de acesso aos dados: na abordagem de banco de dados, devido à centralização dos dados, torna-se mais propício instituir padrões de nomenclatura e documentação. Devido a essa padronização a recuperação de informação é mais eficiente. Na forma convencional de armazenamento, os dados estão espalhados em arquivos de diversos formatos e as aplicações que acessam esses dados foram escritas em linguagens de programação diferentes.
* Independência de dados: no sistema de arquivos, a definição da estrutura de armazenamento e do método de acesso aos dados está inclusa no código das aplicações. Essas são chamadas de dependentes de dados, visto que é impossível alterar a estrutura dos arquivos de dados sem modificar o respectivo programa de aplicação. Bancos de dados, porém, possibilitam a independência de dados, pois permitem a abstração de dados.