Digital publication | Page 10

O mundo esportivo não está imune aos preconceitos que existem na sociedade, mas é também um lugar de resistência.

Felipe Nunes Herrera

Mateus Vieira Miranda

Thiago Antunes Saez

10

O racismo é um tema muito discutido na atualidade, e além de influenciar o dia-a-dia de pessoas ao redor do mundo também afeta, como não poderia deixar de ser, o mundo dos esportes, que já presenciou dos mais variados casos de discriminação.

Um exemplo pode ser visto no caso do goleiro Felipe Vasconcelos foi vítima de racismo em outro país, ele foi até a Geórgia por conta de seu trabalho, o futebol. Lá ele era visto como alguém diferente, não era tratado como uma pessoa comum, mas tratado com desprezo. Lá as pessoas o excluíam, passando na frente dele nas filas dos mercados, e sempre que ia fazer as compras dois guardas sempre o seguiam, com medo que roubasse algo. Ele também sofria algumas dificuldades no campo por ser negro, algumas pessoas o xingavam durante o jogo e seus companheiros sempre colocavam a culpa nele por um erro do time.

O racismo também influencia em outros esportes, como a renomada categoria da Fórmula 1, um esporte majoritariamente praticado por brancos. Diferentemente do que muitas pessoas pensam, Lewis Hamilton não foi o primeiro piloto negro nesse esporte. O pioneiro foi, na verdade, Willy Theodore Ribbs Jr, que testou uma Brabham no antigo circuito de Estoril, em Portugal.