Digital publication | Page 17

5

Relembrar...

Pontivírgula

17

Conhecido como "Sir" Capitão Moore, nasceu em Keighley, West Yorkshire, em abril de 1920. Tom Moore concluiu a licenciatura em engenharia civil, ingressou no exército, onde foi oficial militar, sendo também conhecido enquanto empresário e filantropo britânico. Moore, o veterano da II Guerra Mundial, ficou particularmente  conhecido por angariar dinheiro durante o primeiro confinamento na Grã-Bretanha, com o intuito de ajudar no combate à pandemia de Covid-19. No dia 6 de abril de 2020, aos 99 anos, Tom propôs-se a percorrer 100 voltas em torno do seu jardim ate ao dia do seu aniversario. O seu objetivo era reunir donativos para a NHS Charities (federação de mais de 250 organizações de caridade que apoia todo o National Health Service Britânico), tendo colocado como patamar angariar 1.000£ até àquela data. Por cada volta ao seu jardim obtinha doações de milhares de pessoas, que chegavam através da Internet.

No seu centésimo aniversário, comemorado a 30 de abril de 2020, dois aviões da Força Aérea Britânica cruzaram os céus em sua homenagem e mais de 140 postais de aniversário chegaram de todo o mundo para felicitar o militar. Hoje, o seu nome está pintado num comboio de alta velocidade e os serviços de correio britânicos lançaram um selo em sua honra. 

No dia em que completou 100 anos, Moore ultrapassou os seus ideais e conseguiu angariar 39 milhões de libras (44,2 milhões de euros) para o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido.

No dia em que completou 100 anos, Moore ultrapassou os seus ideais e conseguiu angariar 39 milhões de libras (44,2 milhões de euros) para o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido. Foi a doença de Covid-19, motivo da sua morte, que o levou a dedicar-se à causa para ajudar estes serviços. Na última semana do desafio, “Sir” Capitão Tom percorreu os metros que faltavam para o seu objetivo, vestindo um casaco militar carregado de medalhas.

De acordo com informação que veicula em alguns órgãos sociais, Moore terá participado num dueto com o artista britânico Michael Ball e vários grupos corais do SNS Britânico, onde terá sido apresentada uma versão de “You'll never walk alone”, canção de um musical pós-guerra que se tornou hino para os fãs do Liverpool Football Club, revertendo toda a angariação dos fundos para a mesma instituição de caridade.  A faixa chegou ao primeiro lugar dos tops em todo o país.

Moore terá participado num dueto com o artista britânico Michael Ball e vários grupos corais do SNS Britânico, onde terá sido apresentada uma versão de “You'll never walk alone”

A heroicidade valeu-lhe duas entradas para o livro de recordes do Guinness: uma por ser a pessoa mais velha a ter uma música no primeiro lugar dos tops britânicos, outra por se ter tornado a pessoa que mais dinheiro angariou num objetivo pessoal que se transformou num projeto solidário.

Por todo o reconhecimento aos seus esforços, a 17 de julho de 2020, foi pessoalmente condecorado pela Rainha com a medalha de Knight Bachelor no Castelo de Windsor e recebeu o prémio Helen Rollason, na cerimónia da BBC em 2020, que reconhece “realizações notáveis ​​em face da adversidade”.

Tom Moore- um gesto de solidariedade

Por Rita Vicente