Digital publication | Page 5

Biografia sobre Nicolas-Joseph Carnot

Em 1904, existiam no mundo aproximadamente 55.000 veículos.

Em 1908 foi adotada a primeira legislação referente ao licenciamento de condutores de veículo em Rhod Island.

O grego Homero (VIII a.c.) e Leonardo da Vinci (1452-1519), chegaram a descrever o carro, mas somente em 1769 o francês Nicolas-Joseph Carnot fez o triciclo com o motor a vapor do escocês James Watt.

A primeira estrada macadamizada do continente surgiu em a 23 de julho de 1861 com a rodovia União Indústria (ligava os Estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais), com 144 km de extensão, sendo 96 km no estado do Rio de Janeiro e 48 km em Minas Gerais.

O primeiro Código de Trânsito do Brasil, foi o Decreto -Lei nº 3.671 de 25 de setembro de 1941, mas de maneira esparsa, algumas Leis já tratavam do trânsito desde 1910, como Decreto nº 8.324 de 27 de outubro daquele ano, que cuidava do serviço subvencionado de transporte por automóveis.

A rodovia que apresenta o tráfego mais intenso, com 331 mil veículos por dia, é a Interstate 405 (San Diego Freeway) na Califórnia. Pelo trecho de 1,5 Km, circulam 25.500 veículos no horário de pico.

Aconteceu em 1903 a primeira viagem de automóvel entre as cidades de São Francisco e Nova York. Levou exatos 52 dias.

O primeiro acidente de trânsito registrado no Brasil ocorreu no Rio de Janeiro, no final dos anos 1800. O abolicionista José do Patrocínio importou um carro e o deu para o Olavo Bilac, que sem ser habilitado, bateu na primeira árvore que encontrou.

O Brasil detém o recorde de a avenida mais larga do mundo. É o Eixo Monumental de Brasília, com doze pistas - seis em cada direção - somando 250 metros de largura. Tem comprimento de 2.400 metros, estendendo-se da Praça Municipal até a Praça dos Três Poderes.

A primeira lei de trânsito chamava-se Lei da Bandeira Vermelha e foi promulgada em 1836, na Inglaterra. Além de limitar em dez quilômetros por hora a velocidade máxima, obrigava a que o carro fosse precedido por um homem portando uma bandeira vermelha para alertar os pedestres, a no mínimo 60 metros de distância.

Fonte: http://www.guiadoscuriosos.com.br/

CURIOSIDADE

Em 18/07/1952, regressou de sua viagem ao Recife, aonde fora tratar de assuntos administrativos, o tenente Stephenson Bezerra Santos, superintendente do Trânsito, anunciou que, dentro de breves dias, Fortaleza será dotada de moderno sistema de sinais luminosos de trânsito, idênticos aos que existem nas grandes capitais do País. Todo o serviço de instalação dos sinais pronta dentro de trinta dias.