Digital publication | Page 29

Musica

d

o

M

4

Os debates com André Ventura lideraram as audiências na corrida às Presidenciais. De acordo com o jornal ECO, “Os três debates das presidenciais mais vistos foram com André Ventura. O frente-a-frente do líder do CHEGA! com Marcelo Rebelo de Sousa foi mesmo o debate político mais visto.” Contudo, a prestação de Ventura não foi brilhante. O tom previsível era notório, bem como as provocações sistemáticas a cada candidato.

O presidente do CHEGA! soube arranjar estratégias para atingir cada um dos adversários.  No debate com o candidato do PCP, André Ventura acusou João Ferreira de ser apologista de regimes totalitários, nomeadamente, da Venezuela ou da Coreia do Norte.  No debate com Ana Gomes, Ventura não hesitou em atacar a socialista por escolher Paulo Pedroso como diretor de campanha. Na discussão com Marisa Matias escolheu alguns episódios controversos do Bloco de Esquerda, na sua maioria associados ao tráfico de droga. A tática adotada com o candidato da Iniciativa Liberal assentou em questões ideológicas. André Ventura contestou a ideologia de Mayan, chegando mesmo a incetivar o candidato: “Assuma-se de esquerda”. Por fim, a estratégia utilizada com o atual presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, passou por questionar repetidamente a proximidade do social democrata com o Partido Socialista. Os métodos utilizados com cada um destes candidatos serviram para André Ventura mobilizar a conversa a seu favor, transformando os debates presidenciais em trocas de insultos, acusações e jogadas medíocres. O líder do CHEGA!

foi, seguramente, o

protagonista dos debates presidenciais, mas o mais preocupante é o facto dos restantes candidatos mostrarem uma grande incapacidade em lidar com o adversário e em atacar os seus pontos fracos.

Não há dúvidas de que André Ventura tem monopolizado a campanha para as presidenciais. O seu principal objetivo - a mediatização da sua figura - está a ser atingido com sucesso e os portugueses aderem ao discurso que parece compreender o seu desespero. 

Por Matilde Barata

André Ventura, o protagonista dos debates presidenciais

André Ventura - ©António Cotrim/Lusa

Pontivírgula

29

Opinião

d

o

M